terça-feira, 26 de maio de 2009

Profissão Mãe

A inserção das mulheres no mercado de trabalho apesar de ter significado um grande avanço, por outro lado, provocou algumas mudanças no que diz respeito ao dia a dia de muitas delas, uma vez que saíram da condição de administradoras do lar para se tornarem agentes do mercado de trabalho.
Vamos voltar um pouco no tempo e refletir. Num passado não muito distante, as mulheres casavam-se cedo e dedicavam praticamente todo o tempo que possuíam para tomar conta do esposo, da casa e dos filhos. Portanto, ela estava ali tempo integral. Mas, isso tem mudado muito. De uns anos para cá, essas mulheres precisaram conciliar o trabalho fora com as atividades de casa e isso tem custado muita força de vontade e o dobro de dedicação para que todas as atividades sejam cumpridas sem causar prejuízo a ninguém.
É importante destacar que as relações familiares ficaram comprometidas, principalmente no que diz respeito ao cuidado com filhos. Muitas mães têm deixado a criação dos filhos por conta dos avós, da babá e até mesmo da televisão.
Que tipo de mãe você tem sido? Aquela que se desdobra para dar conta de conciliar todas as atividades e ainda cuidar dos filhos ou aquela que nunca tem tempo para ninguém a não ser para si mesma?
É importante refletir sobre isso. É certo que trabalhar fora muitas vezes não é uma opção, é uma questão de sobrevivência, mas, isso não pode ser um empecilho para se manter um bom relacionamento dentro de casa. A mãe que trabalha fora precisa dedicar o máximo de tempo possível aos filhos e participar ativamente de sua criação, para que isso não seja feito por “outras pessoas”. A não participação da mãe na vida de um filho pode trazer consequências terríveis no desenvolvimento da criança, que pode se tornar um adulto inseguro, amargurado e cheio de traumas.
Se você é uma mãe que trabalha fora, dedique a maior parte do tempo livre que possui com seu (s) filho(s). Isso não quer dizer que você não terá tempo para si mesma, o importante é se organizar da melhor maneira possível. Isso fará com que no futuro você tenha a plena consciência de que fez a coisa certa. E principalmente nunca se esqueça de criar seu filho nos caminhos do Senhor Jesus, pois ele é o verdadeiro caminho.
Ah, apesar do artigo ser voltado para as mães, destaca-se também a igual importância da participação dos pais na criação dos filhos. Estes devem ser companheiros e carinhosos tanto com os filhos tanto com as esposas, pois assim, tudo fica mais fácil para ambas as partes.

Por Vanessa Freitas
redacao@lagoinha.com

Nenhum comentário: